Namastê! Com essa saudação indiana que começo o primeiro post sobre esse destino incrível.

A Índia é um dos países exóticos que mais divide a opinião dos viajantes. O lugar é tão intenso que até quanto a isso não existe um meio termo, é amor ou ódio.

A capital Nova Deli, assim como quase todas as outras cidades, é um lugar onde riqueza e pobreza extrema compõem o cenário. Enquanto a grandiosidade e beleza dos monumentos encantam os turistas, a pobreza e desordem apresentam cenas de partir o coração.

Acredito ser a cidade mais barulhenta do mundo, mas mesmo em meio ao caos é possível encontrar lugares para descansar um pouco a mente, como os jardins da maioria dos mausoléus. De tudo se vê e de tudo se encontra nessa cidade, afinal de contas, trata-se da capital do segundo país mais populoso do mundo.

Depois de ler e pesquisar você decidiu mesmo visitar a Índia? Então se prepare e permita que essa cultura fascine você.

Dicas para auxiliar o Roteiro

Hospedagem

Uma das mais importantes escolhas a se fazer é onde se hospedar em Nova Deli; principalmente se não tiver muitos dias para conhecer a capital. Como essa era a minha situação, optei por me  hospedar próximo a região da Porta da Índia, onde se concentram muitos dos pontos turísticos da cidade. Vale lembrar também que pequenas distâncias podem levar horas para serem percorridas devido ao tráfego intenso.

O Hotel escolhido foi o Ashok Hotel; bom preço, localização e avaliações de hóspedes foram os fatores que contribuíram com a escolha.

Moeda

A moeda oficial é a Rúpia Indiana. As casas de câmbio são facilmente encontradas. Os principais locais onde fiz conversão da moeda foram aeroporto, hotel e casas de câmbios oficiais espalhadas pela cidade, e entre esses locais não encontrei diferenças significativas quanto às taxas.

100 INR = 5,01 R$ (Março, 2017)

Transporte

O tráfego em Nova Deli é uma loucura, uma loucura mesmo. Ônibus, carros, motos, tuk-tuk’s, bicicletas, pedestres e vacas disputam cada metro quadrado.

Como tinha apenas dois dias em Deli não podia perder tempo; o meio de transporte escolhido foi o Tuk Tuk (por ser o mais prático e rápido). Utilizei o Uber apenas para o translado do Aeroporto – Hotel, embora o Uber seja muito barato na Índia, se perde muito tempo devido aos exaustivos congestionamentos. Depois de decidir pelo famoso Tuk-Tuk a dica é negociar bastante com um motorista; ter em mãos os locais que se deseja conhecer e o horário de início e fim do seu tour é fundamental para uma boa negociação; os motoristas irão insistir incansavelmente em incluir paradas em lojas e mercados (onde eles ganham comissão), se não deseja passar nesses locais seja firme em expressar isso.

NovaDeli4 (800x600)

A negociação faz parte do dia a dia dos indianos, não tenha medo de oferecer valores bem abaixo do proposto por eles, só assim se consegue preços em conta.

Alimentação

Cuidado, muito cuidado. Antes da viagem, li cerca de 10 blogs sobre a Índia, e em sua maioria as pessoas falaram que adoeceram. A verdade é que o nosso organismo não está preparado para os temperos indianos. A comida é muita apimentada, até os pratos identificados como “no spice” são picantes, e acredite, até o café da manha é apimentado.

O preparo da comida também é outro ponto que merece atenção, em muitos lugares a higiene é precária, todo cuidado é pouco. Procurei me alimentar no Hotel e em restaurantes indicados, afinal de contas, era o inicio de uma vagem de 30 dias pela Ásia, adoecer logo de início não seria nada legal.

Gosto por demais de comer pela rua e de provar de tudo um pouco, mas dessa vez precisei me conter.

 

Dia 1 – India Gate / Ugrasen Ki Baoli / Isa Khan’s Tomb / Humayun’s Tomb / Akshardham Temple

India Gate

Mesmo depois de horas de vôo, tempo de espera pela mala e enfim o check-in no hotel, foi a hora de começar a explorar a capital da Índia, e o primeiro lugar foi o India Gate (Porta da Índia)

O India Gate é um dos principais monumentos da cidade, ele foi construído em honra aos soldados que morreram durante a segunda guerra e nas guerras anglo-afegãs, os nomes dos 85.000 soldados estão inscritos nas paredes desse imponente monumento, que mede 42 metros de altura.

IndiaGate (800x579)

O local é bastante movimentado e fica em uma área onde normalmente ocorrem as manifestações da cidade. Ao conhecer qualquer lugar em Nova Deli é necessário estar preparado para diversos tipos de abordagens; embora o número de turistas seja muito grande, ainda é muito comum ser parado pelos indianos querendo um foto com você, principalmente se tratando de um turista ocidental; vendedores ambulantes e muitas crianças pedintes também fazem uma abordagem intensa. Foi nesse lugar que negociei com um motorista de tuk-tuk todos os demais deslocamentos, se quiser um bom preço, tem que negociar MESMO.

Horário e Preço:
- Espaço Aberto
- Entrada: Free

Ugrasen Ki Baoli

Esse lugar não estava no meu roteiro, mas depois de muita insistência do motorista aceitei ir, a priori pensei que seria uma furada, mas me enganei, o lugar é impressionante, ah! E a melhor parte, entrada free.

Os baolis (poços em degraus da Índia) são estruturas subterrâneas construídas para o armazenamento de água. Atualmente os baolis estão em desuso devido ao surgimento de novos sistemas de armazenamento.

 

Informações:
- Aberto todos os dias
- Entrada Free

Humayun’s Tomb

Uma das construções mais imponentes e extraordinárias de Nova Deli. O túmulo de Humayun é o mais antigo mausoléu da cidade, sua construção foi encomendada pela viúva do imperador nove anos após a sua morte. Esse túmulo foi fonte de inspiração para o tão famoso Taj Mahal. Humayun’s Tomb é um patrimônio mundial da humanidade.

 

 Informações:
- Aberto todos os Dias
- Entrada: 500,00 Rúpias

Isa Khan’s Tomb

O Túmulo de Isa Khan fica logo na entrada do Humayun’s Tomb, então, dois pontos numa única parada. O local é super tranquilo, e acredite, os jardins dos túmulos são locais excelentes para relaxar um pouco e desfrutar do silêncio, então a dica é dedicar um tempo para aproveitar esse ambiente.

Isa Khan foi um nobre da dinastia Sur que morreu no ano de 1548, porém, o seu túmulo foi construído durante a sua vida.

Isa Khan (540x800)

Informações:
- Aberto todos os dias
- Ingresso do Humayun's Tomb inclui o local

Akshardham Temple

Um dos maiores templos hindus do mundo, e em minha opinião, o lugar mais impressionante de Nova Deli.

É necessário reservar no mínimo 4 horas para a visita, se perde muito tempo até entrar no grande complexo. Uma pena que não se pode entrar com absolutamente nada (telefone, câmeras, filmadoras, etc.); ou seja, nada de fotos :(.

 

Fotos do Site

Logo na entrada existem filas quilométricas para o locker (onde você deixa todos os seus pertences e bolsas, mas nada de preocupação, embora seja um grande tumulto, tudo é devidamente bem guardado e filmado no momento da entrega).

A dica é visitar num horário próximo ao fim de tarde, pois existe um espetáculo de águas, luz e som; um show grandioso e impressionante que acontece ao anoitecer. O acesso ao templo é totalmente gratuito, assim como o serviço de lockers, apenas o espetáculo e outras atividades são pagas, e os ingressos são adquiridos no interior do complexo.

Informações:
- Fechado as Segundas
- Entrada Free
- WaterShow: 80 Rúpias (Março,2017)

 

Dia 2 – Qutub Minar / Lotus Temple / Red Fort / Jama Masjid

Qutub Minar

Após um café da manhã (apimentado rsrsrs), e tuk tuk na porta do hotel, rumo ao primeiro monumento.

 

Com 73 metros de altura, se destaca o Qutub Minar, o maior minarete da Índia. Ele representa o início do domínio muçulmano no país. Ao redor do minarete se encontram as ruínas da mesquita Quwwat Ui Islam, que significa  Luz do Islã, projetada para ser a maior mesquita da Índia. De acordo com as informações inscritas no local, essa mesquita foi construída com material oriundo da destruição de 27 templos hindus.

QutubMinar3 (800x592)

 Informações
- Aberto todos os dias
- Entrada: 500 Rúpias (Março,2017)

Lotus Temple

O Templo de Lótus é uma casa de adoração da religião Bahai, o templo possui uma estrutura semelhante a flor de lótus e já ganhou vários prêmios por seu estilo de arquitetura.

Segundo a fé Bahai, os templos devem ser abertos para que pessoas de todas as religiões possam adorar. No seu interior não existem imagens nem pinturas; e é proibido fotografar o espaço interno.

LotusTemple (800x533)

LotusTemple2 (800x600)

Informações:
- Fechado as Segundas
- Entrada Free

Red Fort

Como o tempo estava mais que corrido, não deu tempo de conhecer o interior do Forte Vernelho, a parada foi na parte externa apenas para registrar. Caso optasse por entrar no forte não daria tempo de conhecer a mesquita Jama Masjid, e retirá-la do meu roteiro estava fora de cogitação.

 

Jama Masjid

Jama Masjid é a maior mesquita da Índia e esta localizada em Old Deli, chegar ao lugar é uma peregrinação, um trânsito caótico e um mercado intenso cercam a imponente mesquita, num certo momento foi necessário deixa o Tuk Tuk de lado e pegar um riquixá para facilitar a locomoção pelas ruelas.

O grande pátio da mesquita tem capacidade para receber mais de 25.000 pessoas, é o maior espaço de adoração muçulmana. Para entrar no pátio da mesquita é necessário deixar os calçados na parte externa. Tive a sorte de chegar ao lugar ainda com luz do dia e fiquei lá até o fim da tarde, e a recompensa? Um por do sol incrível.

JamaMasjid (800x533)

Informações:
Aberto todos os dias
Entrada Free*
*para entrar com câmera fotográfica é cobrada uma taxa de 200 Rúpias

Pelas Ruas de Nova Deli

Como mencionei no início do roteiro, os extremos são presentes em toda a Índia, e não poderia deixar de compartilhar algumas imagens do cotidiano da cidade. Em todos os lugares é muito comum a presença de crianças pedindo dinheiro e comida.

NovaDeli

NovaDeli3 (800x500)

NovaDeli2 (800x533)

NovaDeli5 (800x444)

A capital Nova Deli tem inúmeros lugares incríveis para se conhecer, acredito que 5 dias seria o ideal para explorar  bem tudo o que a cidade tem de melhor.

Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.