Abu Dabhi – O que fazer em um dia na Capital dos Emirados Árabes

Quando falamos em Emirados Árabes, Dubai é a cidade mais lembrada, é evidente que merece todo o mérito e destaque; mas é preciso saber que a capital do País é incrivelmente desenvolvida e também repleta de locais imperdíveis, e pra completar, bem menos badalada que sua vizinha Dubai.

Na minha ida a Abu Dhabi dediquei um dia e noite inteiros para explorar a cidade, e sim, ficou gostinho de quero mais. A cidade é extremamente organizada, limpa e preparada para impressionar os turistas. Ao contrário do que muitos pensam, também é possível fazer uma viagem low cost para a cidade, claro que isso depende do estilo de viagem de cada um. Como assim? Low cost em Abu Dhabi? Isso mesmo! Na cidade existem opções de hospedagens para todos os bolsos; o sistema de transporte público é incrivelmente organizado, pontual e até luxuoso (estações de espera climatizadas); e as principais atrações têm entrada gratuita. Mas se o interesse do viajante for gastar muito, sem sombra de dúvidas opções também não irão faltar rsrs.

IDIOMA

O idioma oficial é o Árabe, mas o inglês também é “bem” falado, tanto pelos árabes, quanto pelos inúmeros indianos e filipinos que trabalham no País.

MOEDA

Diham é a moeda oficial. Levei dólar e fiz câmbio no Aeroporto e no Hotel, via de regra as cotações em aeroportos e hotéis não são as mais atrativas, mas nos Emirados vi que isso foge um pouco a regra.

TRANSPORTE

O transporte urbano funciona muito bem. Logo ao sair do aeroporto comprei um cartão para acessar os meios de transporte urbano, precisei da ajuda de um indiano que trabalhava no aeroporto; depois da explicação dele de como comprar e utilizar tudo pareceu mais simples. O cartão é comprado na máquina de auto atendimento, bem como os créditos, nessas máquinas apenas a moeda local é aceita. A informação mais importante é que o cartão deve ser passado no leitor tanto na entrada quanto na saída do transporte, pois os valores variam de acordo com o percurso e região, caso esqueça de passar o cartão na saída o valor do percurso mais caro será debitado do créditos. Quando visitei a cidade (março, 2018) o Uber ainda não estava disponível na região.

O google maps é sempre meu companheiro de viagens, mas nos emirados ele me deixou na mão, na maioria dos trechos não apresentava rotas de transporte urbano disponíveis, já o Rome2Rio foi minha salvação, nota 10 pra ele.

LUGARES VISITADOS

Quando comecei a pesquisar o que fazer em Abu Dhabi percebi que um dia e noite seria muito pouco, então priorizei 4 coisas: Emirates Palace (Visitar o Hotel e tomar o famoso café com ouro 23k); Observation Deck at 300; Mesquita Sheikh Zayed e Jantar em um Roof Top.

 

EMIRATES PALACE – CAFÉ COM OURO

O primeiro destino do dia foi o Emirates Palace, para conhecer o Hotel, que é uma das principais atrações turísticas da cidade, e para tomar o famoso café com ouro 23k. Me hospedei em um hotel em Abu Dhabi sem café da manhã, justamente com esse propósito.

Abu Dhabi (17)

O Emirates Palace é um dos hotéis mais luxuosos do mundo; ouro, cristais Swarovski e tudo de mais de valioso fazem parte da decoração de quase todas as áreas do hotel. Essa construção gigantesca custou cerca de 3 bilhões de dólares e é de propriedade do governo da cidade; e pra economizar explicação… o que parece ouro é ouro mesmo (rsrs). A visita ao lobby e mais algumas poucas áreas do hotel é gratuita, existe também a opção de uma visita guiada (paga), mas não encontrei essa informação no site do hotel e também não dispunha de muito tempo. Para não ter surpresas desagradáveis e ser barrado na porta do hotel é importante saber que o hotel possui dress code casual, então nada de bermudas, e as mulheres sempre com os ombros cobertos; essa regra vale para muito locais na cidade. Os Emirados Árabes é um país muçulmano, se não desejar despertar a atenção das pessoas, bem como ser barrado em alguns pontos turísticos, é de fundamental importância demonstrar respeito a cultura local.

Quanto ao Café com ouro, ele é servido em um do inúmeros restaurantes do palácio, no Le Café, normalmente não é necessário fazer a reserva antecipada, mas pra evitar qualquer contratempo solicitei a reserva via email (restaurants@emiratespalace.ae)  alguns dias antes da viagem. A nomenclatura do café com ouro no menu é o Emirates Palace Cappuccino, e  custa 76 AED (R$ 73,00, março/2018). E não, não tem gosto diferente, é um cappuccino delicioso e apenas o ouro gruda um pouco no céu da boca. Quando o café chegou na mesa foi tanta foto, vídeo e stories que quando fui tomar não estava tão quente rsrs.

OBSERVATION DECK AT 300

Localizado no 74º andar da torre 2 das Etihad Towers, O Observation Deck ate 300 possui a vista 360 graus mais incrível de Abu Dhabi. A entrada custa 95 EAD (R$ 93,00, março/2018), mas a melhor parte é que 55 EAD  são revertidos em consumo. Fui próximo ao horário do almoço e foi a melhor escolha, momento ideal para as fotos e também para um refeição deliciosa.

Abu Dhabi (6)

A partir do Observation Deck se tem vistas incríveis para quase toda a cidade, com destaque especial para o Emirates Palace.

 MESQUITA SHEIKH ZAYED

Sem sombra de dúvidas, um dos pontos mais altos da visita a Abu Dhabi. Uma obra de arquitetura islâmica encantadora; sua inauguração foi em 2007, sendo hoje uma das maiores e mais belas mesquitas do mundo.

A Sheikh Zayed Grand Mosque possui 80 cúpulas brancas e 4 enormes minaretes, seus pátios e suas colunas são cobertos de mármore branco, e já na entrada da cidade é possível ver sua grandiosidade. O interior da mesquita não poderia ser diferente, na parte interna existe um tapete persa enorme ( o maior do mundo), os lustres são os itens que mais chamam atenção, são todos banhados a ouro e repletos de cristais swarovski, o maior deles pesa cerca de 12 toneladas (e como quase tudo por aqui, é o maior do mundo rsrs).

Abu Dhabi (2)

Quanto a vestimenta eles são bem rigorosos. Os homens não podem entrar de bermuda e as mulheres não podem entrar com ombros, pernas e braços descobertos. Caso as mulheres não estejam com roupas apropriadas, podem pegar emprestado uma abaya (vestimenta árabe feminina) logo na entrada da mesquita e devolve no final da visita.

Abu Dhabi (14)

Horário de Visitação: Diariamente das 09:00 às 22:00, com exceção das sextas-feiras pela manhã, onde a mesquita é fechada somente para os fiéis, nesse dia o horário de visitação é das 16:30 às 22:00. Aconselho visitar a mesquita a tarde e ficar até ao anoitecer.

CAPITAL GATE TOWER – JANTAR NO RESTAURANTE 18 DEGREES

Ao visitar cidades repletas de arranha céus sempre coloco na programação conhecer algum Rooftop, em Abu Dhabi não poderia ser diferente. Optei por jantar no restaurante 18 Dregrees, porque além de ter uma experiência gastronômica muito boa pude conhecer o famoso Capital Gate Tower, que com seus 18 graus de inclinação (quatro vezes mais que o ângulo da torre de Pisa) , entrou para o livro dos recordes como o prédio mais inclinado do mundo.

Abu Dhabi (13)

Depois de Abu Dhabi a próxima parada foi Dubai ( próximo post). Tem alguma dúvida sobre a viagem? É só perguntar por aqui.

 

Anúncios

21 pensamentos sobre “Abu Dabhi – O que fazer em um dia na Capital dos Emirados Árabes

  1. Alexandre, achei que você escolheu programas maravilhosos para um único dia de visita e, sinceramente, gostaria de fazer todos eles. Ainda não visitei o continente asiático, mas, cada dia que passa, essa ideia vai ficando mais fixa na minha cabeça!

    Curtir

  2. Nossa amei conhecer um pouquinho dos Emirados árabes com seu post! Adorei e as dicas estão muito úteis, sempre tenho um pouco de dificuldade em entender bem aonde posso trocar o dinheiro e na parte de trasporte tbm está muito simplificada. E que palácio é esse?! Lindo!

    Curtir

  3. Incrível! É o primeiro post que vejo sobre o lugar, valeu a dica do google maps, pois sempre uso ele tb, bom saber que devo ter uma segunda opção rs. Qnt ao café, eu nem curto, mas com certeza vale a experiência e as fts hahahahaha

    Curtir

  4. Abu Dhabi e Dubai são dois destinos que tenho certeza que vou amar conhecer…Essa mesquita branca é coisa de outro mundo e o café com ouro me pareceu imperdível, mas sem dúvida o meu tb já estará frio quando eu for tomar… chamar o garçom e dizer – viu moço, dá pra dar uma esquentadinha?

    Curtir

  5. Que máximo este relato! Confesso que tenho mãos curiosidade em conhecer Abu Dabhi do que Dubai, especialmente, para conhecer a famosa Mesquita da cidade. Já em relação às outras atrações que vc citou, nem sabia da existência, incluindo o café com ouro! Chocado até agora que eles colocam mesmo ouro no cafe pra gente tomar! Muita ostentação! Kkkk! Vc acha que dois dias são suficientes na cidade ou precisa de mais?

    Curtir

  6. Quando li Abu Dabhi só lembrei das “meninas” de Sexy the City arrasando por lá e dizendo que Dubai “já era”! Desde então fiquei com isso na cabeça e com vontade de conhecer.. que coisa mais linda esse lugar!! Com certeza tomaria meu café frio também, afinal de contas não é todo dia que temos um cappuccino com ouro na nossa frente! O Emirates Palace é magnífico, com a fachada linda e o visual Deck de observação é de tirar o fôlego!!

    Curtir

  7. Que linda a vista desse deck de observação! Já me apaixonei pela cidade. A ideia de visitar uma mesquita eu também gostei bastante, deve ser bem interessante e diferente. Achou que um dia foi suficiente ou ficaria mais tempo?

    Curtir

  8. Abu Dabhi deve realmente ser incrível. Conheci Dubai mas não a capital do país. E esse post me deixou mais motivada ainda. Imagina, tomar um café com ouro!!! rsrsrs Gostei de saber que o Rome2Rio funcionou bem pois tenho esse App mas até hoje só usei no Brasil. Valeu pelas dicas do transporte público. Vc considera que não vale a pena alugar um carro então?

    Curtir

  9. Você acredita que eu não sabia que Abu Dabhi era capital? Nunca pesquisei muito sobre os Emirados Árabes, mesmo sendo louca para conhecer. Um dia e uma noite só? Imagino a vontade que você ficou de esticar mais um pouquinho, mas você conseguiu tirar muitas fotos lindas. Gostei muito do Observation Deck e da Mesquita.

    Curtir

  10. Nossa deve ser uma viagem muito interessante.. As paisagens são lindíssimas e é uma mistura de história com contemporaneidade né? amei a MESQUITA SHEIKH ZAYED, uau!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s